Login

Cadastre-se

Publicado por

Equipe de Enfermagem da Andorinhas inicia capacitação para trabalhar com Sistematização da Assistência de Enfermagem no CAPS AD III de Ubá – MG

10 de junho de 2021 | 0 Comentários

A equipe de enfermagem da Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas), que atua na parte assistencial do CAPS AD III de Ubá – MG, participou no último dia 01 de junho de uma capacitação, que teve como objetivo a implementação e utilização da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

A Enfermagem é descrita como uma das profissões da área da saúde cuja essência e especificidade são o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou na comunidade, desenvolvendo atividades de promoção, prevenção de doenças, recuperação e reabilitação da saúde em todas as fases da vida.

Neste contexto, é notável a deficiência na formação dos enfermeiros quando se trata da assistência em Saúde Mental, principalmente nos transtornos relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, o que justifica ainda mais a urgência na promoção deste tipo de capacitação para a equipe de enfermagem, que além da assistência também está diretamente envolvida em outros temas relacionados a Rede de Atenção Psicossocial e em demais ações a serem implementadas.

A capacitação voltada para a enfermagem iniciada no dia 01 de junho, foi ministrada pela enfermeira Daniele Aparecida Teixeira de Carvalho Braz. Além do material didático impresso, a profissional também fez uma apresentação com demonstração prática sobre o exame físico. Considerando a inspeção, ausculta e palpação. Com a ajuda de um voluntário puderam observar e treinar ausculta da frequência cardíaca, pulmonar e de murmúrios vesiculares, assim como a localização dos principais pontos de palpação periférica.

Espera-se que essa capacitação seja de grande valia para a assistência, uma vez que permitirá aos enfermeiros da instituição definir diagnósticos de enfermagem, planejar e implementar as ações de cuidado, melhorando a qualidade dos cuidados ofertados aos pacientes em regime intensivo de tratamento.

Confira imagens:

SobreAndrêssa

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.