Login

Cadastre-se

Publicado por

CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL DA EQUIPE, CUIDAR DE SI, PARA CUIDAR DO OUTRO. COMO ISSO É POSSÍVEL?

31 de dezembro de 2020 | 0 Comentários

Dia 27 de novembro de 2020, seguimos o cronograma da Educação Continuada em Saúde Mental com ênfase em Álcool e Outras Drogas, e quem fez a apresentação foi a psicóloga Letícia Gonçalves Tolomeu Mendonça, com o tema “Cuidados com a Saúde Mental da equipe. Cuidar de si, para cuidar do outro. Como isso é possível?”

O objetivo foi entender a importância do cuidar de si para cuidar do outro e no decorrer da apresentação foi explanado sobre o que é cuidado, também foi proposto uma reflexão sobre a relevância do profissional de saúde em se cuidar e possibilitou a percepção do que podemos fazer para criar hábitos de autocuidado.

Entendemos que cuidar significa, atenção, cautela, desvelo, zelo. E para assumirmos a posição de cuidadores, é indispensável estarmos bem cuidados, ou por nós mesmos, ou também com a ajuda e participação dos que convivem conosco.

Foi pontuado sobre o cuidado com o profissional de saúde, uma vez que é aquele que cuida e que merece ser cuidado, visto que estão diariamente expostos à dor, à doença, e à morte. Essas experiências não são mais conceitos abstratos, mas sim, realidades comuns no ambiente de trabalho.

Reforçado que o autocuidado que é o conjunto de atitudes que cada um faz com o objetivo de cuidar de si mesmo. Muitas coisas podem ser consideradas como atitudes de autocuidado. Até mesmo tirar um tempo para refletir sobre essas questões já pode ser considerado um hábito de autocuidado. É buscar todas as necessidades que o seu corpo e sua mente exigem de você. É aperfeiçoar cada dia mais o seu estilo de vida, é evitar hábitos maléficos a sua saúde física e mental, é adotar medidas de prevenção a doenças, e claro, evitar situações de risco.

Foi proposto a realização de uma dinâmica, na qual cada participante deveria escrever em tirinhas de papel algumas práticas de auto cuidado que são necessárias para eles, e proposto que a cada dia uma dessas ações fossem praticadas visando a melhoria da qualidade de vida de cada profissional.

Sobreeditor

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *