AGENDAS ANDORINHAS 2020

Compartilhe:

AGENDAS ANDORINHAS 2020

A capa da edição 2020 da Agenda Andorinhas (Associação Ubaense de Saúde Mental – Artes e Culturas), faz parte de um conjunto de fotografias registradas em expedições na cidade, durante a oficina de fotografia e expressão artística orientada pela fotógrafa Aline Gabriel. 

A foto escolhida para compor a capa dessa edição ilustra como no ano anterior uma porta, mas dessa vez aberta, ao final de um pequeno corredor com destino a uma luz. Registro de uma casa, na Colônia Padre Damião em Ubá, feito por Aluízio Raimundo Januário, associado da Andorinhas. 

Essa fotografia faz uma referência simbólica a uma passagem por um caminho em busca de alguma luz, de uma saída que ainda seja possível para aliviar o sofrimento que a compulsão pelo uso de drogas traz. Representação subjetiva do desejo do sujeito, que chegou à rede de saúde mental, pedindo ajuda por não aguentar mais viver uma vida de escuridão, mas que buscava uma “luz no fim do túnel”. 

A oficina de fotografia e expressão artística busca a subjetividade, considerando as vivências e valores individuais desse grupo quase sempre excluído e estigmatizado pelo preconceito em relação ao uso abusivo de drogas. A arte da fotografia passa a ter, assim, um uso consciente de manifestação pessoal e pode ser percebida como uma ferramenta importante de transformação humana e social. 

É importante dizer que os recursos adquiridos com a venda das agendas são revertidos para manutenção de ações de reabilitação psicossocial e ajudam a promover projetos de vida em benefício da dignidade humana, do respeito e da cidadania dos próprios associados-pacientes. 

Confira as fotos que irão compor o interior das agendas:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *